CIC-VT apoia Jornada da Alimentação para estimular o acesso e a participação de empresas da região

Com o intuito de estimular o acesso e a interação de empresas da região com organizações e públicos do Estado e até mesmo do país, a Câmara de Indústria, Comércio e Serviços do Vale do Taquari (CIC-VT) une-se à Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) para apoiar a 4ª edição da Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção), evento que ocorre de 26 a 29 de abril de 2022, no Clube Tiro e Caça, em Lajeado. Tal parceria envolve a mobilização da diretoria executiva da entidade regional para, através do Arranjo Produtivo Local (APL) Alimentos e Bebidas VT, mediar a conscientização dos empresários sobre a oportunidade ímpar da participação na atividade.

Rosa destaca que crescimento do setor na região é estratégico - Foto: Divulgação

Na avaliação do presidente da CIC-VT, Ivandro Carlos Rosa, o crescimento do setor de alimentos na região é estratégico para a economia e a consequente geração de empregos e renda, especialmente porque o Vale possui uma grande diversidade de segmentos e um extenso mix de produtos. “Esse dinamismo da indústria regional possibilita a superação das crises de forma mais rápida do que se tivéssemos apenas um segmento consolidado e suscetível a uma mudança externa, por exemplo”, cita o dirigente. Para ele, a Jornada da Alimentação é muito importante neste momento para a imagem e a consolidação do Vale do Taquari no Brasil e no mundo.


Rosa ressalta que haverá um grande esforço para o cumprimento dos protocolos sanitários, criando “um ambiente qualificado que demonstrará toda pujança do setor, deixando muito claro que aqui na região está o “Vale dos Alimentos”, onde o capital humano, fruto da soma do cooperativismo e do associativismo, faz toda a diferença e garante a produção em quantidade e qualidade que o pós-crise demanda”.

Evento coloca região no cenário nacional dos alimentos, diz Tânia Gräff - Foto: Divulgação

Programação


A 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício conta com palestras, workshops, seminários e Meeting Empresarial e, de acordo com a farmacêutica bioquímica, mestre em qualidade e desenvolvimento de produtos, e integrante da comissão organizadora, Tânia Gräff, caracterizará o Vale do Taquari como o cenário nacional dos alimentos. Isso porque, através do evento, as empresas terão acesso a fabricantes nacionais e internacionais de ingredientes, embalagens, insumos e serviços. Conforme ela, o Workshop em Alimentos apresentará palestras que irão abordar questões relacionadas à inovação, rotulagem de alimentos, ingredientes inovadores e saudabilidade, enquanto o Seminário de Segurança de Alimentos terá como alicerce a produção sem contaminantes químicos, físicos ou biológicos. Já o Seminário de Carnes concentrará sua ênfase em Salmonella, além de debater assuntos relacionados aos antimicrobianos, mercado, tendências e legislação. Por fim, o Meeting Empresarial será constituído por um modelo diferenciado das edições anteriores, com palestras centradas nos empresários e sobre assuntos relacionados a classes sociais e consumo, impacto da pandemia na saúde, alimentação e lifestyle.