Jornada AlimentaAção 2019: Laboratório da Inovação promoverá atividade prática para desenvolvimento

Estimular os participantes a buscarem soluções criativas para o desenvolvimento de produtos ou serviços a partir do desejo do público consumidor. Essa é a proposta do Laboratório de Inovação, atividade prática que ocorre no dia 08 de agosto, em Lajeado, durante a programação da 3ª Jornada Técnica do Setor Alimentício - AlimentaAção 2019 e que terá a orientação da criadora do blog Sra. Inovadeira e diretora de inovação da Tacta Food School, Cristina Leonhardt.


Inicialmente a profissional fará uma breve explanação, abordando as ferramentas e as melhores práticas para explorar os elementos do Design Thinking no desenvolvimento de produtos. Na sequência, os participantes serão divididos em grupos e estimulados a encontrar ideias relevantes e criativas para determinados cenários. Encerrados os debates, a turma fará um tour pela exposição de fornecedores que estará acontecendo no local, tendo a missão de selecionar ingredientes e tecnologias que deverão ser utilizadas na etapa seguinte, que consiste na construção de simulações do produto em materiais alternativos para posterior apresentação aos demais grupos. Segundo Cristina, todas as etapas da dinâmica são voltadas a encorajar a criatividade e o protagonismo dos participantes: "A ideia é trazer uma atividade bem ativa, na qual as pessoas vão de fato colocar a mão na massa. Elas terão a oportunidade de criar seus próprios conceitos usando o que escutaram durante os dias anteriores no Workshop em Alimentos, um pouco do que vai ser trazido durante o próprio laboratório e também suas experiências individuais, além de obterem um olhar mais direcionado para o que os expositores oferecem".


Cristina explica que o Laboratório traz uma metodologia desenvolvida pela Tacta que incentiva um olhar voltado ao mercado e não apenas às empresas, considerando o que é possível fazer para atender as demandas dos usuários. "Ao invés de me preocupar com o que a fábrica ou a minha empresa tem condições de desenvolver, eu vou me preocupar com o que o mercado está buscando e o que as pessoas querem de fato", exemplifica. Palestrante em outras edições, ela ressalta que a atividade é mais uma alternativa para promover networking, visto que a aproximação acaba sendo mais limitada entre aqueles que frequentam somente o ciclo de palestras. "Todo o evento, principalmente do porte da Jornada, tem uma missão de networking. Além de entregar conhecimento e conteúdo, ele também precisa entregar relacionamento. Esse é o maior valor que se leva", avalia Cristina.


A profissional ainda destaca que o Laboratório da Inovação é uma atividade exclusiva da Tacta Food School realizado anteriormente na Food Ingredientes South America 2018, em São Paulo, tendo recebido positivos feedbacks. Neste ano, ele ocorrerá unicamente na Jornada da Alimentação, sendo uma oportunidade singular de 2019 em todo o país.


Público-alvo

Cristina esclarece que, apesar de ser uma atividade voltada aos profissionais de Pesquisa, Desenvolvimento e Marketing das empresas de alimentos, qualquer pessoa interessada em técnicas criativas e soluções não convencionais pode participar, especialmente por a dinâmica também contemplar a área se serviços. As inscrições estão abertas no site www.jornadaalimentaacao.com.br e podem incluir a programação completa ou diária da Jornada, sendo que o valor do investimento varia entre R$ 80,00 e R$ 210,00, com desconto de 20% para os integrantes do Grupo Técnico de Alimentos (GTA) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil).


A Jornada

A Jornada AlimentaAção 2019 ocorre de 5 a 8 de agosto no Weiand Hotel, em Lajeado. Sob o mote "Informação é a grande ideia", o evento inclui ainda o XVIII Workshop em Alimentos, Meeting Empresarial, os seminários do Leite e Derivados e As Oportunidades da Cerveja Artesanal, além de exposição comercial. A ação é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) com a coordenação executiva do GTA e da Agea Marketing e Comunicação, e conta ainda com o patrocínio master de Saporiti, Solutaste, Mane, Univates, VittaQualy/Firmenich, Brenntag e Bring e Takasago.


Atividade será coordenada pela criadora do blog Sra. Inovadeira e diretora de inovação da Tacta Food School, Cristina Leonhardt - Crédito: Divulgação


JORNADA TÉCNICA DO SETOR ALIMENTÍCIO

Associação Comercial e Industrial de Lajeado

Rua Silva Jardim, 96 - Centro

(51) 3011-6900

CEP 95.900-000 - Lajeado - RS - Brasil

  • Facebook - Black Circle

© 2019 AGEA MARKETING & COMUNICAÇÃO