De hoje até quinta-feira, Lajeado sedia a 5ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (Alimentaação) 2023. A abertura oficial ocorreu nesta segunda-feira à noite (16) no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, com a presença de cerca de 150 pessoas, entre empresários, fornecedores e autoridades. Composta pelo XX Workshop em Alimentos (17 e 18), II Seminário de Segurança de Alimentos (17), V Meeting Empresarial (18), II Seminário de Lácteos (19) e I Seminário de Inovação (19), além da exposição de cerca de 50 fornecedores locais, nacionais e de multinacionais, a programação tem o objetivo de reunir cerca de 900 pessoas. Durante os quatro dias, o foco é estimular atualização, networking e negócios. A cerimônia foi marcada por pronunciamentos e a palestra magna “Games of Tastes – Como as diferentes gerações estão redefinindo o consumo de alimentos”, apresentada pela Diretora da Divisão de Negócios para Mercosul da Takasago do Brasil, Vilma Mendes.
Ao dar as boas-vindas, a coordenadora do 20º Workshop em Alimentos, farmacêutica e bioquímica Tânia Gräff mencionou o desafio da indústria de alimentos e de ingredientes de estar conectada com todas as tendências. “Conceitos antigos vão sendo mudados na contemporaneidade, onde se busca cada vez mais alimentos que reduzam determinados constituintes como açúcares, gorduras e sódio, e aumentem o consumo de outros como fibras, vitaminas e minerais”. Consumidores mais conscientes, novas legislações e as constantes mudanças foram citados por ela para frisar a relevância da atualização e reforçar o convite: “a Jornada é para todos. Acreditamos na força de todos, os que são daqui e aqueles que tem negócios, que contribuem para a prosperidade da nossa gente. Temos a certeza de que o conhecimento traga o desenvolvimento e que a Jornada será um grande sucesso, contribuindo para o crescimento do Vale dos Alimentos”.
Para Gilberto Soares, coordenador do IV Meeting Empresarial e também membro da comissão organizadora, a meta está lançada. “Nos propusemos um grande desafio de provar que conseguimos trabalhar para a melhoria de uma das nossas maiores culturas que é a produção de alimentos”. Ele destacou o ambiente favorável proporcionado pela Jornada para que, além de crescer, cada um possa evoluir, observando a diferença entre os dois conceitos e o diferencial do conhecimento e do propósito agregados. “Oferecemos mais de 46 palestras e serão inúmeras as oportunidades de aprender e avançar”, completou.
A Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil) entende que precisa dar o suporte e defender quem produz, gera emprego e renda. “Aqui temos alta produtividade, somos ambientalmente responsáveis e o que entregamos ao Rio Grande do Sul, ao Brasil e ao mundo é de inquestionável qualidade”, exaltou a presidente, Graciela Black. “Contem com a Acil, assim como contamos com o vosso fundamental apoio para seguirmos promovendo esses eventos, cada vez mais conectados com nossas empresas e as instituições que fazem o nosso Vale do Taquari tão pujante e com tamanha qualidade de vida”.
Representantes dos poderes Executivo e Legislativo de Lajeado, vice-prefeita Gláucia Schumacher e presidente da Câmara Paula Thomas, passaram a mensagem de satisfação por Lajeado sediar o evento e receber centenas de visitantes. Conforme elas, é uma forma de evidenciar o potencial econômico do setor e contribuir com seu fomento.
Palestra magna
Vilma Mendes apresentou as características das gerações: Baby Boomer, Geração X, Geração Y, Geração Z e Alpha. Comentou as influências de cada um, o contexto econômico, político, a cultura e o quanto a tecnologia impacta nos comportamentos de acordo com a idade de cada um. Após mostrar vários exemplos de como as marcas se relacionam com as gerações, a especialista salientou que apesar da Inteligência Artificial, o ser humano deve estar no Centro. Um estudo internacional de 2022 mostrou como os consumidores viam a comunicação. “71% diziam que queriam uma comunicação mais direcionada para eles; e 76% que se sentiam muito frustradas quando veem que essa comunicação não está sendo feita direcionada para eles”. A mensagem principal que deixou foi que ao criar um produto as empresas pensem no público não só como consumidores, mas como pessoas. “Se conectar é compreender a realidade, interesses, necessidades e emoções do seu público, com o objetivo de criar uma relação de confiança”.
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