Profissionais do GTA mobilizados para a Jornada Técnica do Setor Alimentício


Programação da Jornada foi o principal assunto da reunião desta semana - Foto: Simone Rockenbach

Faltando praticamente um mês para a Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção), o evento mobiliza centenas de profissionais e empresas da área. Entre eles, os integrantes do Grupo Técnico em Alimentos (GTA) da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), que nesta terça-feira (22) estiveram reunidos na sede da entidade. Tendo à frente a farmacêutica bioquímica e mestre em qualidade e desenvolvimento de produtos, Tânia Gräff, o GTA é o responsável pela coordenação executiva da Jornada, a qual será realizada de 26 a 29 de abril no Clube Tiro e Caça em Lajeado. Com palestras, integração e negócios, o evento busca sua consolidação como evento diferenciado do setor em âmbito nacional. “Muitos estranham, e alguns fornecedores vem primeiro conhecer e depois expor, porque este tipo de evento costuma acontecer em São Paulo, em nenhuma outra capital”, pondera Tânia. Além de aguardar um expressivo número de participantes ávidos por conhecimento, o objetivo é ganhar notoriedade. “É chegado o momento de consagrarmos o Vale do Taquari como a região polo nacional na produção de alimentos”.


O slogan desta edição é “Conhecimento e inovação alimentam o mundo”. A programação terá início no dia 26 com a palestra gratuita “Inovação – Acionando para inovar”, com Ary Bucione, engenheiro de alimentos e especialista em inovação. Este tema será discutido em diversos momentos, com palestras que irão abordar o futuro dos alimentos, tendências de mercado, a relação do futuro com o presente, agenda ONU 2020 – 2030, visão do futuro e classe social, oportunidades em pesquisa, desenvolvimento e inovação. Outra abordagem será a saudabilidade, pois não basta o alimento ser inovador, saboroso e saudável, precisa ser seguro, ou seja, livre de contaminantes químicos, físicos ou biológicos. As medidas sanitárias para evitar a Salmonella, rotulagem de alimentos e obrigações na cadeia de alimentos serão mais alguns dos assuntos em destaque.


Ao todo, a grade conta com mais de 30 atividades divididas no XIX Workshop em Alimentos (27 e 28), III Meeting Empresarial (27), Seminário Segurança em Alimentos (28) e II Seminário de Carnes (29). O investimento diário varia entre R$ 60 e R$ 100 e as inscrições estão abertas no site www.jornadaalimentaacao.com.br. As atividades acontecerão simultaneamente ao Salão do Expositor, no mesmo espaço, porém mediante cadastramento prévio. A 4ª edição da Alimentação conta com o patrocínio ouro de Breenntag, Bremil, Bring Solutions, Indukern/Ceamsa, Doremus, Duas Rodas, Nutror, Reinigend, Saporiti, Solutaste e Tecnovates.


Grupo Técnico em Alimentos é responsável pela coordenação executiva do evento - Foto: Simone Rockenbach