A constante preocupação em fornecer alimentos seguros aos consumidores é a inspiração para que a 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção) apresente, como uma das novidades, o Seminário Segurança de Alimentos, que ocorre no dia 28 de abril, integrando as atividades do terceiro dia do evento. Coordenadora da atração, a especialista em Engenharia de Alimentos, Química e Qualidade, Mirian Hermann, será uma das palestrantes e abordará o monitoramento ambiental e a inocuidade dos alimentos.
Segundo ela, a gestão da segurança de alimentos compreende o fornecimento de insumos, matéria-prima, equipamentos, transporte ou processamento, considerando as ferramentas para um controle de qualidade efetivo. “Por isso é importante que as empresas atendam aos requisitos mínimos de produção que envolvem toda a cadeia produtiva pela qual os alimentos passam e que podem gerar riscos de contaminação, comprometendo, consequentemente, a saúde do consumidor”, explica.
Conforme Mirian, o monitoramento ambiental é uma das ferramentas do SGSA (Sistema de Gestão da Segurança de Alimentos) para prevenir a contaminação cruzada microbiológica na indústria de alimentos, o qual permite identificar riscos microbiológicos potenciais, protegendo empresas, consumidores, colaboradores e sociedade. “O benefício principal é a qualidade e segurança do produto, gerando confiabilidade e perenidade no mercado”, afirma.
A Jornada
A 4ª edição da Jornada da Alimentação ocorre de 26 a 29 de abril, no Clube Tiro e Caça, em Lajeado, e é composta ainda pelo XIX Workshop em Alimentos, III Meeting Empresarial e II Seminário de Carnes, além da Exposição de Fornecedores. O evento é uma promoção da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através do Grupo Técnico em Alimentos (GTA), e conta com o patrocínio ouro de Breenntag, Bremil, Bring Solutions, Indukern/Ceamsa, Doremus, Duas Rodas, Nutror, Reinigend, Saporiti, Solutaste e Tecnovates. As inscrições estão abertas e podem ser efetuadas no site https://www.jornadaalimentaacao.com.br/, sendo que o valor do investimento diário varia entre R$ 60 e R$ 100,00.
Programação Seminário Segurança de Alimentos
8h – Abertura e boas-vindas, com Mirian Hermann - Qualidade Alta
8h10min – A cultura da segurança de alimentos e os programas de certificação, com Luciana Heredia - Iqualy
9h – Regulatórios: obrigações na cadeia de alimentos, com Dafné Didier - Tacta Food School
9h50min – Coffee Break e visita à Exposição
10h30min – Rastreabilidade do campo à mesa, com Lucas Silva - SIG
11h20min – Monitoramento ambiental e a inocuidade dos alimentos, com Mirian Hermann - Qualidade Alta
12h10min – Encerramento
Comments