top of page

Tecnologia e confiança na mesa - Seminário destaca segurança e qualidade dos alimentos

  • Foto do escritor: Aloisio
    Aloisio
  • 21 de mai.
  • 3 min de leitura

Integrando a 6ª Jornada Técnica do Setor Alimentício, o III Seminário de Qualidade e Segurança em Alimentos foi realizado nesta quarta-feira (21), no Clube Tiro e Caça (CTC), em Lajeado. Promovido pela Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), em parceria com o Grupo Técnico em Alimentos (GTA) e o Grupo Técnico em Proteína Animal (GTPA), o evento reuniu cerca de 250 participantes, entre profissionais da indústria alimentícia, acadêmicos e autoridades, para debater inovações, tendências, desafios, alergênicos, comunicação e práticas em segurança dos alimentos.


Coordenadora Mirian Herrmann salientou união de esforços para fortalecimento - Foto: Roberta Colombo
Coordenadora Mirian Herrmann salientou união de esforços para fortalecimento - Foto: Roberta Colombo

Na abertura da programação, a coordenadora do Seminário, Mirian Herrmann, fez uma retrospectiva das edições anteriores e destacou a evolução do setor. “A união de esforços é essencial para o fortalecimento do setor de alimentos na região, assim como a busca contínua por conhecimento e a troca de experiências são os motores que impulsionam a melhoria da qualidade e da segurança dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, frisou.


Tecnologia e inovação para alimentos mais seguros


Débora Brum falou sobre mudanças na forma tradicional de produzir alimentos - Foto: Roberta Colombo
Débora Brum falou sobre mudanças na forma tradicional de produzir alimentos - Foto: Roberta Colombo

Débora Brum, do Senai/RS, apresentou a palestra “Inovando à mesa: tecnologia e práticas para alimentos mais seguros”. Ela abordou os desafios enfrentados pela indústria diante de fatores como mudanças climáticas, rentabilidade, envelhecimento populacional, tensões geopolíticas e avanços tecnológicos. Segundo a palestrante, essas transformações exigem uma nova mentalidade no setor. “Vivemos um momento de mudanças aceleradas na forma tradicional de produzir alimentos. A tecnologia precisa ser aliada nas empresas”, afirmou.


Débora também destacou que, embora nunca tenhamos tido tantas ferramentas e estudos disponíveis, o cenário é igualmente desafiador. “É preciso sair da zona de conforto e repensar como as coisas são feitas”, concluiu, apresentando exemplos práticos de inovação aplicadas à segurança dos alimentos.


Cultura da segurança dos alimentos


O básico bem feito que sempre deu certo foi um dos destaques de Carla Otsuki - Foto: Roberta Colombo
O básico bem feito que sempre deu certo foi um dos destaques de Carla Otsuki - Foto: Roberta Colombo

A engenheira de alimentos Carla Otsuki, da CO Consultoria, conduziu as palestras “Mentes seguras, alimentos seguros: desvendando a cultura da segurança dos alimentos” e “Desafios e tendências da Segurança dos Alimentos”.


Ela falou sobre a origem do comportamento humano e a influência das emoções na tomada de decisões, destacando o papel do sistema límbico — área do cérebro ligada às emoções e comportamentos. “Achamos que somos seres racionais, mas nossas decisões são 100% guiadas por mecanismos emocionais”, explicou.


Carla também alertou para os efeitos da sobrecarga digital. “Temos mais agilidade, mas o ser humano está mais perdido, sem distinguir o que é verdadeiro ou falso. As decisões ficaram rasas, sem profundidade, o que nos traz ao caos que vejo no mundo de hoje. Muitas decisões são tomadas de forma irracional.” Defendendo a simplicidade com excelência, reforçou que “o básico bem feito sempre deu certo. Se cada área fizer sua parte com qualidade, o produto final não terá problemas.”


Programação diversificada e interativa


A programação do dia também contou com as palestras “Alergênicos alimentares”, com Andressa Fabiana Kammers, da Consultoria AFK; “Alimentando a confiança com inovação”, com Maraisa Sachini e Marcelo Jung, do Senai/RS; e “Seu suplemento é confiável? O papel do estudo de estabilidade na segurança de alimentos”, com Maria Julia Ledur Alles, da Consultoria SEJA-RS. O evento ainda teve visitação ao Salão de Exposição e momentos interativos que exploraram o “Mapa microscópico da sua comida”.



 
 
 

Comentarios


bottom of page