top of page
top_turismo.jpg

VLE DO TAQUARI

O Vale do Acolhimento te espera

Localizado na porção central do Rio Grande do Sul, o Vale do Taquari é uma das regiões mais encantadoras, singulares e atraentes do Estado.

Com suas peculiaridades concentra riquezas econômicas, artísticas, culturais, naturais e religiosas. Uma mistura de etnias e estilos remete aos colonizadores portuguesas, alemães e italianos, que ditam o desenvolvimento das comunidades até hoje.

Créditos fotos: Amturvales

Um polo produtor de alimentos. Dezenas de empresas dessa região alimentam milhões de pessoas mundo afora. Economia diversificada que acelera o crescimento, favorece a qualidade de vida e atrai os olhares globais.

O Vale do Taquari é uma terra abençoada pelos deuses. Crescimento sólido, geografia incomparável e a cultura do acolhimento estimulam um vai e vem de pessoas, de investimentos e de experiências.

O turismo desponta. Soma-se aos diversos segmentos econômicos consolidados e faz dessa região uma das mais atraentes aos olhares de visitantes ávidos por turismo religioso, de aventura, de história, de contemplação e de natureza exuberante.

Motivos para conhecer o Vale do Taquari se multiplicam. O Jardim do Acolhimento que leva o turista ao maior monumento do Cristo do mundo é um prato cheio para quem busca um encontro entre a natureza e a espiritualidade.

Sob o abraço do Cristo Protetor, o majestoso rio Taquari e todos os seus afluentes oferecem vistas panorâmicas, com belvederes e barragens que proporcionam, a cada nascer e pôr do sol, paisagens de tirar o fôlego.

Das águas para o trem. O Viaduto 13 é o maior da América Latina e integra o inigualável passeio do Trem dos Vales. São dezenas de túneis e viadutos erguidos na década de 1960 e que permitem uma viagem entre cidades, pessoas e gerações.

Do trem para o ar. Os picos das montanhas esperam aventureiros do voo livre. Os vales, cascatas e cachoeiras formam cartões postais e provocam uma dança de águas que convidam para um banho refrescante.

Créditos vídeo: Amturvales

A terra que canta e encanta pela sua vocação artística é a mesma que abriga o maior cactário da América Latina. A religiosidade característica dos colonizadores está retratada nas paredes e nos vitrais do soberano Convento São Boaventura, construído em estilo medieval, onde a paz de espírito reina em meio à exuberância da natureza.

A tradição gaúcha é expressa em muitos estilos. As centenas de ervateiras nos dão o título de terra do chimarrão e convidam para o passeio da Rota da Erva-Mate, celeiro produtor do Mercosul. Por falar em bebida típica, as cervejarias artesanais dão sabor especial às nossas rotas de turismo, onde o Ônibus Cervejeiro conduz as experiências. Se a cerveja e o chimarrão nos identificam, a água da pedra, os refrigerantes e os vinhos completam o pacote de bebidas produzidas em nossa região.

Falar em bebida remete à gastronomia, outra característica preponderante de nossas cidades. Já que estamos no Rio Grande do Sul, o churrasco não pode faltar. Nova Bréscia que o diga. De tanto exportar churrasqueiros ao Brasil e ao mundo, carrega o título de Terra Nacional do Churrasqueiro. E mais do que isso, está no livro de recordes, o Guiness Book, como o realizador do maior churrasco do mundo, assado durante oito dias.

As tradicionais massas, polentas, cucas, linguiças, pescados e os mais sofisticados pratos da culinária integram uma variedade gastronômica, que tem no acolhimento e no estilo próprio de receber os turistas, o ingrediente mais especial.

Polo estadual de fabricação de joias e lingeries. De produção de balas e chocolates. De centenas de agroindústrias familiares, que cativam pelo amor e a criatividade empregados em cada produto.

Este é o Vale do Taquari.

Um núcleo de 42 cidades, ligadas pelo rio, pelo trem, pela história e pela cultura.

Fonte: Amturvales

Hoteis Lajeado

 Opções de hotelaria em Lajeado 

bottom of page