De 6 a 8 de agosto de 2019

WEIAND HOTEL

Av. Sete de Setembro, 745

Bairro Moinhos

Lajeado - RS

JORNADA TÉCNICA DO SETOR ALIMENTÍCIO 2019

Associação Comercial e Industrial de Lajeado

Rua Silva Jardim, 96 - Centro

(51) 3011-6900

CEP 95.900-000 - Lajeado - RS - Brasil

© 2019 AGEA MARKETING & COMUNICAÇÃO

angela.JPG

Auditora Fiscal Federal Agropecuária do MAPA desde 2007, formada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2002, com Mestrado em Desenvolvimento Rural pela Faculdade de Economia da Universidade Federal do Rio Grando do Sul em 2004. Atua em Inspeção de Suínos desde 2007, tendo, pelo MAPA, participado de diferentes treinamentos e grupos de trabalho relacionados à inspeção de suínos, como a revisão da portaria 711/95 e do projeto de inspeção com base em análise de risco, além de realizar supervisões, auditorias, e acompanhamento de missões estrangeiras no Brasil nos estabelecimentos de abate de suínos. Participou também como conteudista na área de inspeção de suínos do curso à distância promovido pelo MAPA para o treinamento dos novos médicos veterinários e auditores fiscais. 

Mapa

Ângela de Faria Maraschin

Graduação em Química Bacharelado e Licenciatura Plena pelo Centro Universitário UNIFIEO. Gerente de RD&A Taste, Aromista Sênior, experiência em extrações, pesquisa e análises de químicos aromáticos, tecnologias de encapsulamento, emulsões e modulação de sabores.

Kerry

André Amorim

_beatriz.jpg

Médica Veterinária (UFRGS), Mestre em Ciências Veterinárias e Doutora em Ciências Veterinárias.
Atuou como Médica Veterinária na Secretaria da Agricultura Pecuária e Abastecimento, entre 1997 e 2002, tendo exercido atividades na Inspeção Sanitária de Produtos de Origem Animal e nos setores de Registro de Produtos e Rótulos e de Qualidade de Produtos. 
Atuou como docente no curso de Medicina Veterinária da Universidade Luterana do Brasil entre os anos de 1998 e 2006, nas disciplinas de Higiene e Inspeção de Produtos de Origem Animal II (leite, ovos e mel) e Tecnologia de Alimentos.
Ingressou no MAPA em fevereiro de 2002, tendo exercido suas atividades de Fiscal Federal Agropecuária no Laboratório de Microbiologia de Alimentos do LANAGRO/RS, tendo sido Responsável Técnica deste de 2006 a 2013.
Em 2013 passou a atuar na Divisão de Defesa Agropecuária (DDA) da Superintendência Federal da Agricultura (SFA/RS) como Responsável pelo Programa de Educação Sanitária para Defesa Agropecuária.
Em 2014 passou a atuar no Serviço de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Rio Grande do Sul, Área de Leite e Mel, onde está atualmente lotada.
Em 2016 passou a atuar também na gestão do SISBI-POA na Superintendência Federal da Agricultura do Rio Grande do Sul. 

Mapa

Beatris Sonntag Kuchenbecker

Engenheira de Alimentos formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV.
Atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento há mais de 15 anos, em empresas de ingredientes nacionais e multinacionais. Foi Coordenadora de Segurança de Alimentos para implementação da ISO 22.000, e Gerente de P&D e Qualidade.
Fundadora do site Sra Inovadeira e co-fundadora da Tacta Food School, empresa de educação continuada e consultoria na área técnica de alimentos.

Tacta Foods

Cristina Leonhardt

Tecnólogo de Alimentos formado pela FATEC – Cariri, pós-graduado em Biotecnologia, com MBA em Gestão e Certificação da Qualidade na Produção de Alimentos pela UNIFOR. Atua há mais de 10 anos na indústria de alimentos, na área de Controle da Qualidade, com forte atuação em assuntos regulatórios de alimentos e bebidas. É professor dos cursos de Especialização em Vigilância Sanitária, Ciência dos Alimentos e Gestão da Qualidade nos Serviços de Alimentação na Universidade Estadual do Ceará.
Fundador da empresa e site Alimentus Consultoria, e co-fundador da Tacta Food School, empresa de educação continuada e consultoria na área técnica de alimentos.

Tacta Foods

Dafné Didier Gonçalves Mota

alimentaacaors_18_palestrante_diego.jpg

Fiscal Estadual Agropecuário formado em medicina veterinária na UFRGS (2002) e especialista em produção, higiene e tecnologia de produtos de origem animal também pela UFRGS (2006).
Trabalhou na  prefeitura de Sapiranga de 2003 a 2006, englobando as áreas de vigilância de alimentos, vigilância ambiental e SIM (Serviço de Inspeção Municipal). Desde 2006 trabalha na SEAPI, onde foi supervisor da CISPOA por um período de 3 anos até ser removido para o nível central da CISPOA em Porto Alegre, onde integra o setor técnico de carnes e derivados. Mais recentemente foi designado como responsável pelas atividades ligadas ao SISBI e SUSAF e atualmente exerce o cargo de Chefe Substituto da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal.

Dipoa/Cispoa

Diego Viedo Facin

Doutor em Epidemiologia (2016) pela UFRGS com período sanduíche na Universidade Técnica da Dinamarca (DTU). Trabalhou avaliação de risco em alimentos e modelagem matemática de contaminação cruzada em carcaças de suínos. 

UFRGS

Eduardo de Freitas Costa

Graduado em Administração com ênfase em marketing, MBA em Advanced Management pela Esade Barcelona. Atualmente é coordenador de Inovação na Duas Rodas, e coordenador da Planta, considerada a 9ª iniciativa mais disruptiva do Brasil, segundo a revista consumidor moderno. 

Duas Rodas

Fernando de Jesus

Formada como Engenheira de Alimentos pela Unicamp, com um mestrado em Panificação & Sensorial em andamento, Giovanna Paiosin atua como responsável pela área de Sensory & Consumer Insights da divisão de Aromas da Firmenich no Brasil. A Firmenich é uma empresa suíça com +120 anos, que ocupa uma posição de destaque entre as maiores casas de aromas e fragrâncias do mundo. 
Com +7 anos de experiência na área, já trabalhou com alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e cuidados com a casa, consolidados através de uma trajetória em uma Consultoria de Estudos com Consumidores e uma Indústria de Ingredientes.

Firmenich

Giovanna Paiosin

Possui graduação em Bacharelado em Ciências da Computação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1997) e pós graduado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em desenvolvimento de software, banco de dados, código de barras, sistemas de RFID e automação industrial. Sócio fundador da empresa Lenke (www.lenke.com.br), empresa especializada em soluções para a indústria de alimentos, destacando-se no segmento de pesagens industriais, sistemas para impressão e aplicação de etiquetas, software de controle de produção e rastreabilidade.

Lenke Automação Industrial

Jailson Mendes

Jalusa Deon Kich é médica veterinária, mestre e doutoura pela UFRGS e pesquisadora da Embrapa Suínos e Aves desde 2001. Realizou período sabático na Food Safety and Enteric Pathogens Research Unit (FSEPRU) no USDA-National Animal Disease Center em Ames, Iowa, USA em 2011/2012. Possui experiência em medicina veterinária preventiva e segurança dos alimentos. Na Embrapa Suínos e Aves, tem conduzido projetos de pesquisa em cooperação com universidades e empresas privadas. É membro da Comissão Científica Consultiva em Microbiologia de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e do grupo Expert Meeting on Microbiological Risk Assessment FAO/WHO (JEMRA). Atualmente é líder do projeto “Revisão e modernização dos procedimentos de inspeção ante e post mortem aplicados em abatedouros frigoríficos de suínos com inspeção federal”, que utiliza conceitos de análise de risco, preconizado pelos organismos internacionais para tomada de decisão governamental.

Embrapa Suínos e Aves

Jalusa Deon Kich

Engº. Agº. (UFSM), Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental (UNIVATES), MSc. Em Extensão Rural (UFSM). Atua como Apoio Técnico Regional/ Sistemas de Produção Vegetal, com foco em olericultura e abastecimento.

Emater

Lauro Edilson Bernardi

Atua como diretor da Kaeté Investimentos, gestora de Fundos de Investimentos de Impacto com forte atuação na região Amazônica. Foi um dos pioneiros no desenvolvimento de negócios de impacto no país, fundador da primeira empresa B certificada do Brasil, a Ouro Verde Amazônia. Atuou na academia por 10 anos como Professor da Universidade de São Paulo e no terceiro setor como coordenador do Programa de Agricultura e Meio Ambiente do WWF-Brasil. É graduado em Medicina Veterinária pela UFRGS, Mestre em Agronomia pela ESALQ-USP, Doutor pela FMVZ-USP em Medicina Veterinária com Pós-Doutorado em Animal Science pela University of Kentucky e Pesquisador Visitante da Cornell University.

Kaeté

Luis Fernando Laranja

Graduado em Engenharia Mecânica pela UCS, especialista em Engenharia Industrial pela UNIJUÍ.
Atua na Águia Inox há 5 anos na área de dimensionamento de tanques e vasos de pressão, sistemas de agitação e mistura, trocadores de calor, cálculos por elementos finitos, etc. Principais normas aplicadas: ASME VIII, API 650.

Águia Inox

Marcelo Tumelero

Formada nas áreas de química, engenharia de alimentos, administração e gestão da qualidade, Mirian Herrmann atua como auditora, consultora e facilitadora em empresas de pequeno, médio e grande porte, pela Alta consultoria que neste ano completa 10 anos de mercado.
Com experiência de mais de 25 anos, seu expertise é nas áreas de processo, gestão, qualidade e laboratório e sua maior motivação é ver o êxito de seus clientes na busca pela melhoria em seus processos. 

Alta Consultoria

Míriam Hermann

Gerente Comercial Tovani Benzaquen; Engenharia de Alimentos - Unicamp; FDC - Fundação Dom Cabral - Programa de Desenvolvimento de Dirigentes e Parceiros para Excelência; CPOR - SP - Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de SP - Exército Brasileiro; Curso de Negociação e Curso de Persuasão e Influência (Clariant); Forte atuação no mercado de suplementos; Feiras Mundo e visita à fabricantes: China, EUA - Supply Side West, Europa - Vitafoods; Palestras/Seminários realizados: Extratos de chás, café – Finlays, Alimentos Funcionais, Bebidas Funcionais - Unicamp

Tovani Benzaquen

Vinícius Uehara