Jornada da Alimentação 2022 começa nesta terça-feira


Evento inicia às 19h desta terça-feira - Foto: Simone Rockenbach

Lajeado vai sediar um dos maiores eventos de alimentação do Sul do Brasil nesta semana. A 4ª Jornada Técnica do Setor Alimentício (AlimentaAção) começa nesta terça-feira (26) e se estende até sexta-feira (29) no Clube Tiro e Caça com a expectativa de receber até mil participantes para a programação de mais de 30 palestras, e para o Salão do Expositor, onde 47 empresas aguardam o público com suas novidades em matérias-primas, máquinas e serviços. O evento é uma realização da Associação Comercial e Industrial de Lajeado (Acil), através do Grupo Técnico em Alimentos (GTA). Quem ainda quiser garantir presença pode se inscrever pelo site www.jornadaalimentaacao.com.br. O investimento varia de R$ 60 a R$ 100.


Com enfoque no tema “Conhecimento e inovação alimentam o mundo”, a Jornada da Alimentação terá abertura às 19h, seguida da palestra Inovação – Acionando para Inovar, com o engenheiro de alimentos e especialista na área Ary Bucione. A partir de quarta-feira, seguem as demais atividades: XIX Workshop em Alimentos (27 e 28), III Meeting Empresarial (27), Seminário Segurança em Alimentos (28) e II Seminário de Carnes (29). O público-alvo é abrangente e vai desde profissionais das indústrias de alimentos, fornecedores de ingredientes, empresários, pesquisadores e consultores a estudantes, independente do porte e do tempo de atuação no mercado.


Os assuntos em questão serão pesquisa & desenvolvimento, segurança de alimentos, legislação, tendências, rotulagem, entre outros. Para a mestre em qualidade e desenvolvimento de produtos e integrante da comissão organizadora da Jornada, Tânia Gräff, o cenário atual requer atualização e grande atenção para obtenção de alimentos seguros. “A escolha adequada dos alimentos está diretamente relacionada com as doenças crônicas não transmissíveis, entre as quais destaca-se a obesidade, diabetes e hipertensão. Portanto, se faz necessária a escolha de alimentos que agreguem nutrientes importantes à saúde humana, evitando excesso de carboidratos, gorduras e carência de vitaminas, minerais e fibras”, explica. Ela ainda cita outras tendências, como a busca por alimentos veganos, fonte de fibras, reduzidos em açúcar, gorduras e sal, os quais estarão em discussão durante os quatro dias.


O acesso ao Salão do Expositor é gratuito e as inscrições antecipadas podem ser realizadas diretamente no site do evento. A programação completa também pode ser acessada no site www.jornadaalimentaacao.com.br.