Novo marco regulatório, suplementos e tendências em destaque no XXI Workshop em Alimentos
- Aloisio
- há 1 dia
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Uma plateia de cerca de 180 pessoas acompanhou nesta quarta-feira (21) as sete palestras do XXI Workshop em Alimentos. O evento ocorreu no Clube Tiro e Caça (CTC) e integra a 6ª Jornada Técnica do Setor Alimentício. Entre os destaques, assuntos que estão diretamente relacionados ao planejamento e aos resultados dos negócios, como o novo marco regulatório, o futuro dos alimentos e os suplementos, uma categoria que tem crescido de forma relevante e exige ainda mais conhecimento dos profissionais, sendo abordado por vários palestrantes e tema de painel de debate. Em simultâneo, o público circulou pelo Salão do Expositor, onde marcas locais e multinacionais de expositores apresentam novidades e prospectam vendas.

“Estamos muitos felizes com o evento, o único desse porte que acontece fora de São Paulo. E é uma feira que todos dizem que é leve, onde as pessoas se sentem bem, tanto os expositores quanto os visitantes”, comemora Tânia Gräff, que faz parte da comissão organizadora e coordena o Workshop. Ao lembrar a presença cada vez maior de profissionais de outros estados e a superação de participantes, resumiu: “É uma feira nacional que acontece em Lajeado, que é a cidade mais desenvolvida do Rio Grande do Sul”.

A programação oportunizou a reflexão de aspectos como “Navegar em tempos incertos”, tema da palestra de Fernando de Jesus, da MasterSense. “Nossa primeira habilidade é entender como se desenha o futuro. Existem vários caminhos e que acontecem a todo momento, num choque de forças, como política, economia, cultura e social”, explicou. Ao observar que o comportamento humano é estimulado e que nossas escolhas são irracionais, relacionou aspectos que influenciam nas preferências e no modo de viver, modificando a maneira como as pessoas enxergam as marcas e o que deve ou não ser consumido. Para Jesus, há percepções e cenários que são estratégicos no mercado. “Eu preciso entender o que minha marca quer apoiar e ajudar a construir. Porque se o futuro é uma guerra de sentidos e significados, eu necessito ter clareza”, reforçou. Para ele, também é fundamental entender as transformações. “Tenho que verificar as mudanças e o que está acontecendo para considerar o que minha marca defende. Preciso construir uma comunidade para não ficar refém de ninguém, construir uma relevância para existir nesses futuros que vão ser desenhados”.

Um dos assuntos mais aguardados do evento foi o novo marco regulatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), abordado por Christiane Piva. Consultora com mais de 25 anos de experiência em inteligência regulatória para empresas de alimentos, a brasiliense trouxe informações relevantes para a adequação, cujo prazo se encerra no dia 1º de setembro deste ano. O grande problema que verifica nas indústrias é a insegurança em relação aos documentos, sendo um deles o estudo de estabilidade. Neste sentido, orientou flexibilidade nas condutas. “Não precisa aplicar o mundo ideal do estudo de estabilidade. Entretanto, fazer uma racionalização em cima dos dados gerados para apresentar à Anvisa”, sugeriu. A explanação teve foco nas notificações e de forma mais específica nos

suplementos alimentares. Considerou o trabalho envolvido para adaptações e até o custo, que varia de formas mais econômicas, assim como pode representar também um custo muito alto. Apesar disso, o reflexo é considerado um avanço. “Essa exigência do estudo de estabilidade, apesar de representar investimento e levar um tempo, traz de fato uma segurança e uma qualidade aos consumidores. Então, para o consumidor é muito positivo”.
Tendências em alimentação saudável, transformação de ciência e inovação em estratégias que criam marcas vencedoras, nutrição criativa e desafios analíticos em estudos de estabilidade foram outros assuntos em pauta.
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